- 21 de novembro de 2011
Yo

Hoje estou aqui para falar de um filme que vi a uns 4 ou 5 anos atrás e amei, ate hoje já o revi umas 10 vezes ou mais ¬¬ amo ver o Howl!!!!! Toda garota deveria ver esse filme, com um dos personagens masculinos mais lindos e kawai que já vi, em filmes ele é o 1º colocado da minha lista, em animes ele fica entre os 5 mais lindos Oo difícil escolher a colocação desses 5! 


Mas então que filme é esse, né?! O filme é o Castelo Animado como ficou conhecido no Brasil, no exterior ele tem o nome de Howl’s Moving Castle,no Japão de Hauru no Ugoku Shiro, ele foi produzido pelo estúdio Ghibli em 2004, dirigido pelo mesmo diretor de “Viagem de Chihiro” o celebre Hayao Miyazaki. Esse filme é baseado no livro da autora britânica Diana Wynne Jones, e apesar de haver diferenças entre as duas obras, não desaconselho ninguém a deixar de ler o livro ou ver o filme, na verdade indico os dois!
Capa do livro

Sinopse
"O Castelo Animado conta a história de Sophie, uma jovem de 18 anos, amaldiçoada por uma bruxa que a transforma em uma velha de 90 anos. Para se livrar da maldição, ela foge e emprega-se no Castelo de Howl. Essa "velha senhora", dinâmica e misteriosa, dá nova vida à antiga habitação onde vivem Marko, um jovem aprendiz, e Calcifer, o demônio do fogo, responsável pela "vida" do castelo. Além de ficar condenada ao corpo de uma senhora, o feitiço impede que Sophie revele que está sob uma maldição. Ainda assim, ela e Calcifer, também amaldiçoado, fazem um pacto, jurando que um vai tentar quebrar a maldição do outro, descobrindo sua natureza. 

O livro mergulha fundo em seus personagens para encontrar humanidade e compaixão nos corações de todos eles. Filosófico, inteligente, poético e bem-humorado, O Castelo Animado mescla o fantástico texto de Jones com ilustrações inspiradas no sofisticado traço de Miyazaki. Encantamento garantido para todas as idades.
" Livro Gratis

Apesar de ser possível achar as duas obras na internet, também aconselho a ir na locadora e locar o filme, ele está em varias locadoras que fui, e elas nem tinham filmes de animes assim lá! Já o livro eu sei que ele existe no Brasil, só não consegui achar ele ainda!¬¬ Só para explicação, o livro tem uma sequência de mais um volume que se chama “O castelo no Ar” onde mostra uma nova historia, onde os personagens encontram com o Howl e a Sophie. Esse 2º livro por sinal ainda não tive tempo de terminar ele, mas estou na metade da historia...

Livro x Filme:
Trailer do filme

Quanto a historia, vou falar dos dois, separando claro para vocês verem a diferenças:

Bem a historia começa com a Sophie na loja de chapéus da família, ela é a que mais confecciona os chapéus da loja, e seus chapéus são um sucesso.

No filme ela tem uma irmã e morra com a madrasta. A Irmã mais nova trabalha numa doceria.

No livro ela tem 2 irmãs, e morra com a madrasta, a madrasta não conseguia mais manter as três e decide mandar cada uma para um lugar diferente. A irmã que ia ir para a doceria muda de lugar com a irmã que ia ir pra estudar magia com uma bruxa, sem que Sophie ou a madrasta saibam.

No filme, um dia a Sophie decide ir visitar sua irmã na doceria e acaba por encontrar com uns guardas que a perturbam, chega o Howl lindo e a salva dos caras, ele é lindo e não fala seu nome, acaba por envolve la numa perseguição de uns lacaios da “Bruxa das Terras Abandonadas”  e no fim acaba saindo voando pelo ar, como se estivesse caminhando no ar, leva a Sophie na loja que a irmã trabalhava e a deixa por lá. Depois disso em casa novamente, a “Bruxa das terras Abandonadas” ¬¬ mais que nome comprido! vai visitar a Sophie na loja, acaba por amaldiçoar a Shopie e lhe deixa uma  carta para ser entregue ao Howl. A Maldição dela é ter 90 anos, sendo que ela tinha uns 16 anos mais ou menos. Ela então sai de casa para que sua família não a veja dessa forma, e no caminho acaba achando o “castelo” do Howl e entra nele e se auto declara a “faxineira” do local, depois de ver toda a bagunça que existia no local.

Já no livro, a Sophie tinha poderes e nem sabia disso, todos os seus chapéus que ela fazia, ela os fazia conversando com eles e acabava dizendo coisas como: “você pertencerá a uma mulher que irá se casar com um conde” e a mulher que comprou o chapéu acabou mesmo se casando com um conde, isso acontecia direto, só que ela não se dava conta. A “bruxa das terras abandonadas” ficou sabendo disso e foi visita la, ficou com inveja da beleza da Sophie e acabou a amaldiçoando, ou seja, no livro a Shopie nem tinha visto o Howl ainda. Ela sai de casa como no livro e encontra o castelo do Howl e também se declara a faxineira do local. Alem de aproveitar para tentar aprender feitiços.

Uns detalhes, o Howl tinha fama de “comer corações de donzelas” e todos pensavam que ele saia comendo literalmente os corações, mas na verdade ele era só um conquistador de donzelas, ele as cortejava e quando as conquistava ele ia embora, com isso, tinha muitas mulheres que o odiavam ou tentavam captura lo para força lo a se casar com elas, por isso ele vivia fugindo de cidade em cidade. No filme, eles falam que ele devorava os corações, mas não explica e ele não dá em cima de nenhuma garota.

Já no livro e no filme: Quando a Sophie entra no castelo, ela conhece o Calcifer, um demônio do fogo que é “escravo” do Howl e o Marko o aprendiz de magia do Howl, no livro o Marko tem uns 16 anos, no filme ele deve ter uns 10 anos. O Calcifer faz um acordo com a Sophie, ela iria liberta lo do Howl e ele a ajudaria com sua maldição. Para ela libertar o Calcifer ela deveria descobrir como eles eram ligados, e eles não poderiam dizer a ela. Ela aceita, e fica trabalhando no local. Ela chegou a conhecer um espantalho no meio do caminho para o castelo e o ajudou, como ele era um espantalho mágico ele passa a segui la durante o resto da historia, só revelando seu segredo no final.

Daqui em diante, vou separar, pois fica totalmente diferente e tem muitas poucas semelhanças entre as duas obras.

Filme:

O país estava em guerra e os magos foram convocados a ajudar, o Howl fugiu de todas as convocações e só quando não teve jeito, ele pede a Sophie que vá ao palácio real, e convencer a sua professora que ele era um “imprestável e preguiçoso” se passando pela sua mãe. Ela ate vai, no caminho se encontra com a Bruxa TA de nome longo que não vou repetir de novo ¬¬ e as duas tem de subir por uma super escada, imagine duas velhas subindo escada enormes e sem fim?! Foi assim, no final das escadas a Bruxa foi enganada e roubaram seu poderes a deixando velha, feia e burra. A Sophie começa a falar com a professora do Howl, mas esse chega a “salva” e também mostra que está virando um monstro devido seu pacto com o Calcifer. No meio da fuga, a Sophie trás consigo a Bruxa TA e o cachorro da Professora do Howl. Eles tem uns momentos de paz, onde o Howl faz uma reforma no castelo para a Sophie ter um quarto, e uma loja para onde ela pudesse vender flores, alem de arrumar um campo inteiro de flores onde ela poderia colher e vender todo dia flores novas. No castelo do Howl, havia um disco no trinco da porta, se você o girar para a cor preta, azul, vermelha ou verde, a porta se abre em um lugar diferente.

No meio disso, a guerra os alcança, e o Howl teve de ir lutar para proteger o castelo, em meio a luta o castelo é detruido, pois a Bruxa TA descobre qual é o segredo da ligação do Howl e o Calcifer e rouba o coração do Howl que estava com o Calcifer. Em meio aos restos do castelo a Sophie consegue ver o passado do Howl e como ele fez o pacto com o demônio. Ela vai salva lo e consegue lhe devolver o coração. Ele volta ao normal ele estava em forma de pássaro gigante do tipo urubu, eles ficam juntos, e o espantalho ganha um beijo da Sophie por telos salvado de cair em um precipício, nisso ele volta a sua forma humana, ele era o príncipe do país que estava em guerra com o deles, ele fora amaldiçoado pela Bruxa TA por se recusar a casar com uma velha, e ele só voltaria ao normal se fosse beijado pela garota que ele amasse. O castelo é reconstruído e o Calcifer decide ficar com eles. No fim todos vivem felizes para sempre.
Ate aqui tivemos a historia do filme, que por sinal teve uma trilha sonora linda e envolvente que te deixa entrar na historia, e ficar torcendo por eles. A trilha foi composta pelo Joe Hisaishi que já fez a trilha de “Kaze no Tani no Naushika – Nausicaa” e “Kiki’s Delivery Service”.

Já no livro, o Howl descobre que uma velha amiga sua ganhou uma nova aprendiz que é muito linda e decide ir conquista la, todos os dias ele sai pela tarde e só retorna a noite. Sim, essa aprendiz é a irmã da Sophie, só que ela ao sabia, a professora do Howl é morta pela Bruxa TA, e o Howl chega a ir ao enterro dela. A cena que o Howl usa a porção errada de tingir seus cabelos loiros e eles ficam pretos, acontece no livro também, ele quase se mata de tristeza porque “ficou feio” e a Sophie lhe dá uma bronca dizendo que ela nunca foi bonita e não estava fazendo escândalo como ele. Já o Marko havia se apaixonado pela irmã da Sophie da doceria, como elas haviam trocado de nomes e usado uma porção para mudar sua aparência por um tempo, o Marko achava que o Holw estava dando em cima da sua garota, só quando ele conta a Sophie que ela vai verificar as coisas, com sua irmã da doceria ela vê que os dois se amam e ela nem havia visto o Howl, já a outra era mais longe para a Sophie ir, então ela pega uma “bota de sete léguas” do Howl que o Calcifer a ensina como usar e vai ver a situação. Ela vê que sua irmã estava só usando o Howl para tentar arrancar os feitiços que o “grande mago Howl” poderia ensinar a ela, e ela fica despreocupada. Nessa convivência dos dois, eles mais brigam do que se acerta, teve um dia que ela foi costurar uma roupa dele, e acabou dizendo que “qualquer garota que o vise com essa roupa iria se apaixonar por ele” e isso a incluía também, sempre que ele chegava perto ela ficava sem graça e vermelha, ate ela descobre sobre os seus poderes e tenta desesperadamente tomara a roupa dele, ela faz de cada artimanhas para tomar dele, mas dava sempre errado, ate que ele descobre que ela queria tirar a roupa dele e ele passa a ele mesmo a lavar suas roupas, e muda a cor da roupa para ela não saber qual era a roupa encantada.

A parte da mudança ele faz no castelo também, faz o quarto dela, mas a Bruxa TA não vai morar com eles, o espantalho vai, e a historia dele é a mesma, só muda um pouco o final. A Sophie nessas alturas já havia aprendido vários feitiços e formulas, e geralmente suas formulas davam errado ou exagerado, que é para a diversão dos leitores, e sempre era ou o Howl ou Calcifer que tinha de salva la. A Guerra também acontece nessa versão.

Nessa versão a viagem do passado do Howl é a viagem ao nosso mundo, na verdade o Howl era um humano que tinha magia, acabou descobrindo um meio de parar nesse mundo encantado, mas ele sempre ia visitar seus parentes e leva a Sophie uma vez para ver, e conhecer esse mundo.

Já no final, a Sophie é sequestrada pela Bruxa TA, que também tinha um demônio do fogo sobre contrato, só que com esse demônio ficou junto tempo demais da bruxa e tomou posse da mente dela. E o mesmo aconteceria com o Calcifer e o Howl, o Howl acaba salvando ela, mesmo ela achando que ele não iria, e na luta as irmãs dela vão juntos, a bruxa perde a luta e o demônio também, o espantalho se apaixona pela irmã aprendiz de feiticeira, e ela é quem quebra seu encanto, e ele a pede em casamento, indo os dois viverem no país dele como príncipes, a irmã namorada do Marko também aceita se casar com ele, e por fim o Howl admite que quando ia visitar a irmã da Sophie, ele foi com intenção de conquista la, mas no meio do processo descobriu que as duas eram irmãs e começou sem nem perceber a ficar perguntando da Sophie, e só no final os dois se dão conta que eles estavam apaixonados um pelo outra, apesar dela dizer que era só por causa da roupa teimosa não ^_^. Mas acabam se casando também, e vivem feliz ate o próximo livro!
Haku - Viagem de Chihiro

Toya Akira - Hikaru no Go

Howl criança - Castelo Animado

Bem espero que vocês gostem e vão ver o filme e ler o livro, para quem não sabe, o Howl é igual ao Toya Akira de Hikaru no Go e ao Haku do Viagem de Chihiro, por isso que vi as duas series, infelizmente não consegui provar porque o Toya é igual ao Howl ainda.

*Editado 23/05/2013 por Anny: Google deletou as imagens da postagens e os links, vá no forum que deixarei lá os links por lá.

7 comentários:

  1. Muito bom o filme, a kira fico falando um tempão dele pra mim e num tava gostando muito mais quando assisti gostei muito e até hoje não devolvi o DVD dela kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Howl sempre seduzindo *0*
    É verdade caraaa Tu ainda tá com o meu dvd
    AAAAAAAAAAAAAH Devolveeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  3. NUMCA esse DVD não faz mais parte do seu mundo MWahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. lol devolve o filme da kira do castelo animado!! é triste ficar sem o howl...¬¬ o meu dvd dele já está todo riscado bem na parte que o Howl tá lindo loiro e voando, de tanto que fico vendo essa parte e minha irmã viciu nele tb! Tadinha!!

    ResponderExcluir
  5. aaaaain eu tbém amo esse filme *-* .. e tbém ja revi umas 10 vezes ou mais *--* é mto bom mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Howl *babando*, eu preciso comprar o DVD para mim, eu assisti no computador umas 10 vezes * vou pegar ele de alguem kufufufufu* *cuidado, Anny-chan, seu DVD de O castelo animado pode sumir hehehe* *apanha*

    ResponderExcluir
  7. Noooooooooooooooooooo meu DVD do Howl lindo **baba**, isso não!!! Tentarei achar ele pra vc, mas não roube meu DVD!o.o

    ResponderExcluir